Últimos posts do blog

Term: Notícias
3 found

Esclarecimento sobre o sistema de login / registos

By eXistenZe on 01/11/2017

Boa tarde a todos.

Esclarecendo um pouco o sistema de login / registo no servicodeurgencia.pt , o mesmo serve exclusivamente para acesso a projectos de investigação pessoais, formulários e questionários vários. Estas páginas não podem ter acesso público pois correríamos o risco de alguém realizar registos indevidos e aceder a dados confidenciais.

Excluindo estas situações, não existe qualquer motivo para realizar o registo no nosso site, dado não utilizarmos qualquer sistema de publicidade e não dependermos financeiramente de ninguém. Os conteúdos que existem são de acesso livre e gratuito a todos os enfermeiros e nunca vão ver uma única imagem de publicidade em lado algum ou receber e-mails publicitários nossos.

Resumindo: a não ser que estejam envolvidos em algum projecto de investigação com formulários neste site, não há razão para tentar fazer o registo dado que o mesmo não será activado.

Se futuramente for criado algum conteúdo que necessite registo, este será devidamente divulgado.

Notícias

Novos conteúdos disponíveis

By eXistenZe on 02/10/2017

Estão disponíveis no servicodeurgencia.pt novos conteúdos para consulta e crítica:

- Tabela de diluições de fármacos em emergência pediátrica, para consulta informal ou em caso de necessidade (facilmente acessível pelo telemóvel por exemplo - utilizar o menu azul da página inicial). Trabalho realizado pelas colegas Eduarda BastosSusana MineiroVeneranda PereiraVera Rodrigues.

- Módulo de quiz com intuito formativo, para consulta e reflexão em casa, ou para fazer uma pequena formação em serviço.

- Módulo de quiz para teste de conhecimentos reestruturado, agora com tempo limite e nova formatação. Para utilização informal ou formal.

- Pequeno módulo introdutório a casos clínicos. Para testar funcionalidades e novas ideias.

Estamos sempre disponíveis para ouvir ideias sobre o trabalho desenvolvido e possibilidades para o futuro. Por vezes o que parece uma ideia inatingível acaba por se fazer de um dia para o outro (ou de um mês para o outro se for necessário). Se tiverem em casa algumas questões ou testes de avaliação que queiram partilhar para publicação é só enviar. Para novas ideias ou sugestões é só enviar pelo nosso formulário de contacto ou pelo facebook.

Cumprimentos,
A administração do servicodeurgencia.pt

Recomendações de manuseamento e prevenção de infeção associada ao Catéter Venoso Central

By João Gomes on 08/08/2017

A utilização de catéteres venosos centrais é uma prática extremamente frequente em algumas unidades, mais a nível intensivo e intermédio, mas também nas outras unidades surge esporadicamente.

Talvez por sermos algo sensíveis à memória rotineira da prática relativa aos catéteres periféricos, ou por sermos sistemáticamente confrontados com o reduzido tempo disponível para os cuidados, desvalorizamos alguns cuidados que são críticos na prevenção de infeção. O facto de não sermos confrontados com o resultado desta infeção também faz com que o problema não seja visualizado diretamente a as consequências não medidas. Hoje todos os utentes internados fazem antibióticos, são confrontados com várias outras infeções já diagnosticadas, e acabam por não manter o CVC por longos periodos de tempo.

Para actualizar e rever os conhecimentos relativamente às boas práticas sobre o manuseamento do CVC e dos seus acessos foi realizado este pequeno trabalho de revisão da norma da DGS e explicado um exemplo de utilização disponível aqui.

Todas as sugestões com opiniões e práticas de outros serviços são bem vindas para actualizar ou corrigir a informação aqui contida.

Os princípios do servicodeurgencia.pt

By João Gomes on 02/05/2017

Os serviços de urgência são unidades de extrema complexidade onde o trabalho dos enfermeiros é muitas vezes inglório. Podem dar tudo que há para dar e com a melhor qualidade imaginável, e no entanto chegar ao fim do dia sem nada para mostrar. Nem à população que não se apercebeu de um terço do trabalho conceptual e da sua implementação. Nem às chefias que não têm um indicador que traduza a qualidade do trabalho prestado. Nem à direção que acredita que os enfermeiros são um mal necessário, mas barato, para dar umas picadelas aqui e ali. Com sorte sobra uma história para contar aos colegas e amigos, se não ficar esquecida no meio de tantas outras por vezes menos agradáveis. Devem ser os profissionais que mais reclamações ouvem sobre assuntos que não têm rigorosamente nada a ver com o seu trabalho, mas têm a obrigação de perder o seu tempo a tentar resolvê-los.

Os enfermeiros dos serviços de urgência têm obrigatoriamente de dominar conhecimentos de várias áreas além da enfermagem, nomeadamente ciências biomédicas e muitas outras, e este facto não torna o nosso trabalho fácil de medir e avaliar. Qual é o enfermeiro que não tem uma extrema dificuldade em explicar a qualquer cidadão ou outro profissional o que fazem num serviço de urgência?

O projecto servicodeurgencia.pt tem por finalidade ajudar os enfermeiros a produzir e divulgar vários conteúdos em cinco grandes níveis:

- A elaboração de várias páginas com informações úteis para o dia-a-dia, como a pesquisa rápida e simples de fármacos, instruções de como montar ventiladores, orientações sobre a identificação de ritmos e ECG, orientações sobre tratamento de feridas, entre outros, evitando assim colar informação desorganizada nas paredes ou livros de bolso, visto que em 10s acedemos facilmente ao site;

- O agrupamento destas páginas em manuais assim que os conteúdos estiverem terminados. Todo o conteúdo de acesso livre sem qualquer restrição ou intuito financeiro;

- A elaboração de testes de conhecimento para demonstrar a existências de dúvidas e incertezas em contexto teórico, evitando que as mesmas surjam na prática no meio da actuação num doente crítico. Os resultados destes testes servem posteriormente para dirigir formação específica e especificar novos conteúdos;

- O incentivo à realização de sessões teóricas e práticas de casos clínicos, com vários exemplos, quer a nível de principiante que para enfermeiros experientes para treinar destreza e não deixar protocolos complexos como o SAV cair em esquecimento;

- A definição exacta e detalhada do trabalho que realizam os enfermeiros do serviço de urgência. Quais são os focos onde actuamos, como os definimos, como intervencionamos e com que objectivos. Este vai ser um trabalho longo e beneficia profundamente da colaboração de um grande número de elementos.

Se todos colaborarem na reflexão sobre os conhecimento e competências necessários a um enfermeiro do serviço de urgência, mais facilmente chegaremos ao dia em que se podem medir e avaliar todas elas de forma a valorizar o nosso trabalho e mostrá-lo a todos os que o queiram ver.

Se alguém partilhar este objetivo pode entrar em contacto connosco pelo formulário de contacto, mensagem pelo Facebook ou pessoalmente.

Notícias

Testes de conhecimento disponíveis para todos os membros

By João Gomes on 27/04/2017

Bom dia.

Dado não terem sido reportados quaisquer problemas relativamente a estes conteúdos, os testes de conhecimento / quiz passam a estar disponíveis para todos os membros, inclusivamente os que ainda não estão registados.

Link: https://servicodeurgencia.pt/Testes-de-conhecimento

Com os melhores cumprimentos,
A administração do servicodeurgencia.pt

Novos conteúdos: testes de conhecimento

By João Gomes on 22/04/2017

Conforme anunciado anteriormente, o servicodeurgencia.pt está a desenvolver novos conteúdos com o objetivo de envolver os enfermeiros em actividades que impliquem mais do que ler informação estática pontual para leitura apenas.

Um destes projectos é o grupo de testes de conhecimentos que tem por finalidade trazer à superfície algumas dúvidas que são comuns a todos os enfermeiros na prática diária sobre as quais por vezes não damos a atenção devida e promove práticas menos fundamentadas e com menor segurança para o utentes.

Em situação alguma pretendemos criar competições pessoais. Pedimos que não divulguém qualquer elemento destas questões nas redes sociais, inclusivamente o vosso resultado final. A percentagem de respostas correctas tem um fim meramente lúdico, pois a essência de todo este trabalho é ler e perceber a justificação de cada resposta, de forma a alicerçar os conhecimentos e desenvolver as competências necessárias para aumentar a auto-confiança nas intervenções que implementamos.

Não existe tempo limite (embora todas as questões tenham um tempo alvo de 1 minuto) e nada impede o utilizador de consultar qualquer fonte durante a realização do exame. No entanto, se o objectivo for identificar as áreas a melhorar e reconhecer limitações formativas, solicitamos que preencham as respostas apenas com o suporte da vossa experiência.

Estes testes / quiz estão disponíveis neste link e conforme explicado neste post, está limitado apenas a membros registados por se encontrar em fase de testes quer do módulo, quer da segurança dos dados de todo o projecto.

Com os melhores cumprimentos,
A administração.

Política de segurança e proteção de dados

By João Gomes on 20/04/2017

Já todos ouvimos falar da temática da segurança e proteção de dados quando nos referimos a dados confidenciais dos nossos utentes, e somos obrigados a protege-los de todas as formas possíveis. Quando falamos em dados pessoais como perfis preenchidos em fórums, redes sociais, histórico de navegação na internet, inquéritos sobre isto e aquilo, passwords comuns a mil e um sites diferentes (alguns críticos como o e-mail) já não temos a mesma noção de proteção que deveríamos ter.

Notícias

Novos conteúdos disponíveis

By João Gomes on 19/04/2017

O servicodeurgencia.pt é um site que pretende ter alguns conteúdos estáticos como os disponibilizados no "Centro de conhecimento" a fim de divulgar alguns aspectos importantes na área do conhecimento que devem ser partilhados pela formação base de todos os enfermeiros dos serviços de urgência.

Muito em breve vão ser disponibilizados outros conteúdos mais dinâmicos para a interação com os membros deste grupo. Como o site é bastante recente e estamos a dar os primeiros passos para a expansão da comunidade, vai ser mandatório numa fase inicial o registo no site, que por sua vez é controlado manualmente pelos membros da administração. Apenas enfermeiros que façam o registo e enviem pedido de activação por mensagem privada pelo facebook ou pelo formulário de contacto serão activados. É uma medida algo radical, mas em fases de teste não pode ser facilitada a intrusão de outro tipo de participantes com intenções menos criativas.

O servicodeurgencia.pt está e sempre estará aberto a novas ideias e sugestões de todos os membros da comunidade de enfermeiros. Não vamos comprar ideias (este é um projecto sem qualquer financiamento ou fins lucrativos), mas vamos aceitar todas as que nos fizerem chegar de boa vontade.

Nos próximos dias daremos novidades...