Índice de conteúdos

1. Processo do sistema respiratório
    1.1. Abordagem básica da via aérea
    1.2. Abordagem avançada da via aérea
        1.2.1. Material de via aérea avançada
    1.3. Princípios de interpretação de gasometrias arteriais
    1.4. Ventilação mecânica
        1.4.1. Ventilação mecânica não invasiva
        1.4.2. Ventilação mecânica invasiva
        1.4.3. Nebulizações em ventiladores
    1.5. Reeducação respiratória na fase aguda

2. Processo do sistema circulatório
    2.1. Eletrocardiografia
       2.1.1. Princípios ECG
       2.1.2. Passos para ler um ECG
       2.1.3. Alterações mais frequentes do ECG
       2.1.4. Monitorização do traçado eletrocardiográfico
       2.1.5. Exemplos de ritmos

3. Processo do sistema nervoso

4. Processo do sistema musculosquelético

5. Processo do sistema imunitário

6. Processo do sistema tegumentar
   6.1. Feridas
       6.1.1. Princípios
       6.1.2. Prevenção UP
       6.1.3. Diagnóstico diferencial de feridas
       6.1.4. Infeção em feridas
       6.1.5. Lista geral de material de tratamento
       6.1.6. Protocolo de tratamento de feridas
       6.1.7. Outros recursos

7. Processo do sistema regulador

8. Processo do sistema gastrointestinal

9. Processo do sistema urinário

10. Fármacos
   10.1. Fármacos no SU
   10.2. Lista de antídotos
   10.3. Mistura de fármacos
   10.4. Princípios gerais de diluições

11. Ressuscitação
   11.1. Guidelines em Ressuscitação
   11.2. Avaliação ABCDE

Novos conteúdos: testes de conhecimento

By João Gomes on 22/04/2017

Conforme anunciado anteriormente, o servicodeurgencia.pt está a desenvolver novos conteúdos com o objetivo de envolver os enfermeiros em actividades que impliquem mais do que ler informação estática pontual para leitura apenas.

Um destes projectos é o grupo de testes de conhecimentos que tem por finalidade trazer à superfície algumas dúvidas que são comuns a todos os enfermeiros na prática diária sobre as quais por vezes não damos a atenção devida e promove práticas menos fundamentadas e com menor segurança para o utentes.

Em situação alguma pretendemos criar competições pessoais. Pedimos que não divulguém qualquer elemento destas questões nas redes sociais, inclusivamente o vosso resultado final. A percentagem de respostas correctas tem um fim meramente lúdico, pois a essência de todo este trabalho é ler e perceber a justificação de cada resposta, de forma a alicerçar os conhecimentos e desenvolver as competências necessárias para aumentar a auto-confiança nas intervenções que implementamos.

Não existe tempo limite (embora todas as questões tenham um tempo alvo de 1 minuto) e nada impede o utilizador de consultar qualquer fonte durante a realização do exame. No entanto, se o objectivo for identificar as áreas a melhorar e reconhecer limitações formativas, solicitamos que preencham as respostas apenas com o suporte da vossa experiência.

Estes testes / quiz estão disponíveis neste link e conforme explicado neste post, está limitado apenas a membros registados por se encontrar em fase de testes quer do módulo, quer da segurança dos dados de todo o projecto.

Com os melhores cumprimentos,
A administração.

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